Sistema de informações de créditos

O que é SCR?

O Sistema de Informações de Créditos do Banco Central do Brasil, segundo a resolução nº 4571 de 26 de março de 2017, é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias, contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.

Para que servem os dados do SCR?

As informações coletadas servem para que os clientes do Sistema Financeiro Nacional possam acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito perante as instituições financeiras.

Além disso, para que o Banco Central do Brasil tenha informações precisas e sistemáticas sobre as operações de crédito contratadas pelas instituições financeiras, subsidiando-o na tarefa de proteger os recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras.

O sistema auxilia as instituições financeiras a auxiliarem a capacidade de pagamento dos clientes, para que possam oferecer melhores condições nas operações com menor risco de crédito.

Quem é responsável pelos dados inseridos no SCR?

A responsabilidade pelos dados dos clientes é das instituições com as quais eles contrataram as operações de crédito. 

São elas as responsáveis por todas as inclusões, correções, exclusões, marcações sub judice e registros de medidas judiciais e de manifestações de discordância sobre os dados.

Quem pode acessar as informações constantes do SCR?

O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos tomadores de empréstimos, financiamentos e áreas especializadas do Banco Central.

Para as instituições financeiras é necessária a autorização expressa dos clientes. O descumprimento deste requisito sujeitará os implicados às penalidades previstas na Lei.

As pessoas jurídicas e físicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da Internet, seus dados porventura cadastrados no SCR.